Para um único peixe, 2,5 galões são bons, desde que o tanque seja mantido e o ocupante seja cuidado, na minha opinião.
Eu vejo isso em primeira mão com meu betta. Resumindo, tenho mantido peixes por 40 anos em tanques de 10 a 30 galões, mas não tenho um tanque nos últimos 7 anos. Neste Natal, minha esposa me comprou um nano tanque de mesa de 0,4L da Sharper Image - sem filtro, sem aquecedor - realmente apenas um redutor de estresse de mesa. Eu não tinha intenção de colocar um peixe nele porque era tão pequeno, mas minha esposa me comprou um Betta duas semanas depois (ela queria o bem, LOL). Eu trabalho em casa e minha mesa é pequena - 20"l x 40"c. O nano tanque cabia na minha mesa.
Eu tive meu betta, Fredo, no tanque Sharper Image por duas semanas, fazendo trocas diárias de água. Desnecessário dizer que ele não estava feliz - ele não estava comendo, ficava no fundo e não tinha espaço para nadar.
Eu saí e peguei o tanque Fluval Betta Premium, que tem 2,6 galões para o peixe (e mais um galão para o filtro e aquecedor, para um total de 3,6G). É o maior tanque que eu poderia realisticamente colocar na minha mesa, então eu fiz o meu melhor.
Estou fazendo a ciclagem com peixes usando o Fluval Cycle e monitorando a água diariamente. O tanque é plantado com plantas vivas, e Fredo é um peixe diferente. Ele é ativo, come com gosto, e suas cores e barbatanas são lindas!
Para mim, enquanto os 0,4L eram definitivamente muito pequenos, o tanque maior (mas ainda pequeno) deu a Fredo um ótimo lugar para viver e ser feliz. Eu também acho que, embora eu não tenha espaço para um tanque de mais de 5 galões, fornecer um tanque de 2,6 galões bem conservado é bom, e muito melhor do que ele ainda estar sentado na Petco em um copo com os outros bettas.